terça-feira, 10 de abril de 2012

Cuidados com o óleo do seu carro

Saiba qual a importância de cuidar bem do óleo de motor utilizado no seu preparado.

De acordo com um consultor técnico, um motor zero km ou recém-saído da retífica deve receber óleo “fino”, do tipo 0W20 ou 0W30, e ser substituído após uma hora de funcionamento. “A segunda substituição deve ser realizada após 100 km rodados”, diz o especialista. “Um motor ‘zero’ está justinho e pode soltar partículas metálicas. Apesar de ter recebido banho químico e limpeza meticulosa, também pode haver sujeira em algum canal de lubrificação”, justifica o especialista.

O filtro de óleo também deve receber atenção especial, comenta o preparador. “Ao contrário da crença de uma troca do filtro para cada duas de óleo, ele deve ser substituído com o lubrificante, sempre, pois retém  diversas impurezas liberadas pelo desgaste natural do motor” atenta. “É quase como tomar banho e vestir a mesma roupa… A sujeira continua por perto e logo se espalha”, compara.Um motor de rua deve ter o lubrificante e seu filtro substituídos a cada três mil km, ou após uma situação de uso extremo, como a participação de uma prova de Track Day ou uma seção de dinamômetro. “No caso de um motor de competição, a troca deve ser feita a cada utilização, seja ela um treino, uma bateria…”, diz. A necessidade de substituir o óleo do motor com frequência está na perda de propriedade dos componentes do lubrificante. Quanto maior o calor, mais os compostos do óleo reagem e acumulam carbono — o óleo praticamente ‘frita’ e forma a  borra, que gruda em todos os componentes internos do motor.  “Esta borra prejudica a vedação das válvulas, reduz o fluxo de óleo no sistema, diminui o desempenho do propulsor e pode até destruí-lo”.Uma decisão importante no cuidado do veículo é utilizar o tipo de óleo adequado definido pela fabricante do veículo ou preparador. Caliendo recomenda óleos multiviscosos, tipo de lubrificante desenvolvido para oferecer boa viscosidade desde partidas frias até momentos de carga e temperaturas altas. Um óleo W15, por exemplo, oferece boa proteção quando o veículo está na fase fria. Porém, ele perde as suas propriedades quando a temperatura atinge patamares elevados, permitindo maior atrito entre as partes internas.Um lubrificante multiviscoso, como um 15W50, permite a mesma dose de proteção na fase fria, mas não perde suas características em condições de uso severo — como um trânsito pesado ou em voltas rápidas em uma pista. “Esta proteção só é possível graças a compostos químicos modificadores de viscosidade”, explica. Portanto, fique de olho neste componente, e não deixe passar a hora de cuidar do motor de seu carango.