quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tendencias, rodas coloridas, envelopamento colorido e envelopamento do teto fazem a cabeça da galera!

Quando enjoamos de uma roupa, por exemplo, podemos variar ou comprar uma nova peça para sair da "mesmice", certo? Isso – infelizmente – é impossível com os automóveis. Até porque (salvo exceções) é improvável trocar de carro toda semana só por não gostar mais de sair com aquele modelo prata sem graça. Bem, como dizem: “seus problemas acabaram”!

Se os carros de cores monótonas como prata e preto são os mais vendidos do país, a nova moda de rodas coloridas pode dar mais vida aos automóveis brasileiros. É que os fãs de veículos personalizados começam a adotar uma técnica utilizada por norte-americanos e japoneses: pintar o jogo de rodas. Curiosidade, é que em 1982 aqui no Brasil já tinha começado esse estilo, a galera pintava as rodas com cores fluorescentes, verde, laranja, rosa, amarela etc...mas a febre passou e agora após 30 anos ela esta de volta! No catálogo de cores, nada de discrição e muita extravagância, com destaque para o laranja e o verde. A herança, claro, veio dos carros de pista, como os japoneses que participam de competições de drift. Na maioria das vezes a pintura toma toda a roda, mas pode ser também apenas uma borda colorida.


Há quem aprove a idéia, principalmente em Curitiba (PR), onde o número de carros com rodas coloridas não para de aumentar, principalmente entre os membros do clube RacingArt. André Shikay é um dos que aderiram à moda. Ele pintou a roda de seu Subaru Impreza na cor verde-limão, a mesma das canetas marca-texto. “Sempre gostei de rodas coloridas. Já andei com rodas japonesas de 18” pintadas de bronze, mas tive que vendê-las. Hoje, para dar uma cara diferente para minhas rodas originais, resolvi pintá-las”, explica.
Ainda segundo ele, o trabalho foi feito na garagem de um amigo. “Choquei muitos colegas, mas era exatamente o que eu queria. Diferente, chamativa, exclusiva e, acima de tudo, ousada”, define André, que alega ganhar olhares de todos os lados na rua da capital paranaense. Alguns deles são de reprovação. “Fazem um negativo com a cabeça”, se diverte André. Segundo Thiago Franky, da Colonial Racing, não faz distinção de aro. “Pintamos desde rodas aro 13” ao tamanho 21” ou mais”, revela o gerente da oficina. Os tons mais pedidos são preto e grafite, mas há também solicitações por tons mais vivos, como branco e vermelho. O preço do serviço varia de R$ 150 a R$ 250 por roda e de acordo com sua dimensão.
Em uma rápida visita a fóruns de carros personalizados, encontramos diversos exemplos de carros com rodas pintadas. Há Gol e Civic com bordas alaranjadas, enquanto donos de Golf e Focus resolveram pintar a roda toda com a cor laranja. O verde fez a cabeça dos donos de duas Strada, mas o destaque anda fica com as “luminosas”.

Outra moda que tomou conta dos proprietarios de carros que querem seu bolido diferente dos outros é o envelopamento do teto! A febre do envelopamento de carros começa a tomar uma nova forma. Agora em vez cobrir todo o veículo com a película colorida, a moda da vez é adesivar somente o teto. A personalização parcial da lataria custa entre R$ 250 e R$ 550, dependendo do material utilizado e a técnica de aplicação. “Isso é moda mundial! A película preferida dos clientes que adesivam somente a capota é no tom Black Piano. Essa opção responde por 90% dos trabalho em lojas. Mas há também imitação de fibra de carbono, cores vibrantes, bandeiras, desenhos personalizados. Tem até cromado”, afirma um especialista.

Mas os carros envelopados continuam fazendo a cabeça do consumidor que procura uma nova cara para seu veículo. Porém, ao contrário do que acontecia no início da moda, a procura pelo envelopamento preto fosco caiu, segundo Alba Lorena, sócia da loja Preto Fosco. “A tendência agora é o branco brilhante”, disse Alba. Ela completou explicando o porquê da mudança na preferência dos clientes: “esse adesivo é procurado, principalmente, para os carros que não são vendidos em outras opções de cor além do prata e preto”, completou. É o caso dos modelos vendidos pela Hyundai. Existem ainda adesivos em tons de camaleão que altera a cor conforme a posição da luz, couro e pérola, todas essas são lançamentos, essa nova tendência custa em média de R$ 1.500 a R$ 3.500. Os cuidados com este tipo de envelopamento são os mesmos dos outros modelos, como a não utilização das máquinas de pressão e uso do sabão neutro.

Cuidados com a lei

Embora algumas dessas mudanças sejam simples e acessíveis é importante lembrar que alterar a configuração de um veículo exige uma comunicação ou autorização dos órgãos fiscalizadores. Trocar a cor do carro, por exemplo, implica na atualização da sua documentação.