Quando enjoamos de uma roupa, por exemplo, podemos variar ou comprar uma nova peça para sair da "mesmice", certo? Isso – infelizmente – é impossível com os automóveis. Até porque (salvo exceções) é improvável trocar de carro toda semana só por não gostar mais de sair com aquele modelo prata sem graça. Bem, como dizem: “seus problemas acabaram”!
Se os carros de cores monótonas como prata e preto são os mais vendidos do país, a nova moda de rodas coloridas pode dar mais vida aos automóveis brasileiros. É que os fãs de veículos personalizados começam a adotar uma técnica utilizada por norte-americanos e japoneses: pintar o jogo de rodas. Curiosidade, é que em 1982 aqui no Brasil já tinha começado esse estilo, a galera pintava as rodas com cores fluorescentes, verde, laranja, rosa, amarela etc...mas a febre passou e agora após 30 anos ela esta de volta! No catálogo de cores, nada de discrição e muita extravagância, com destaque para o laranja e o verde. A herança, claro, veio dos carros de pista, como os japoneses que participam de competições de drift. Na maioria das vezes a pintura toma toda a roda, mas pode ser também apenas uma borda colorida.

Ainda segundo ele, o trabalho foi feito na garagem de um amigo. “Choquei muitos colegas, mas era exatamente o que eu queria. Diferente, chamativa, exclusiva e, acima de tudo, ousada”, define André, que alega ganhar olhares de todos os lados na rua da capital paranaense. Alguns deles são de reprovação. “Fazem um negativo com a cabeça”, se diverte André. Segundo Thiago Franky, da Colonial Racing, não faz distinção de aro. “Pintamos desde rodas aro 13” ao tamanho 21” ou mais”, revela o gerente da oficina. Os tons mais pedidos são preto e grafite, mas há também solicitações por tons mais vivos, como branco e vermelho. O preço do serviço varia de R$ 150 a R$ 250 por roda e de acordo com sua dimensão.
Em uma rápida visita a fóruns de carros personalizados, encontramos diversos exemplos de carros com rodas pintadas. Há Gol e Civic com bordas alaranjadas, enquanto donos de Golf e Focus resolveram pintar a roda toda com a cor laranja. O verde fez a cabeça dos donos de duas Strada, mas o destaque anda fica com as “luminosas”.


Cuidados com a lei
Embora algumas dessas mudanças sejam simples e acessíveis é importante lembrar que alterar a configuração de um veículo exige uma comunicação ou autorização dos órgãos fiscalizadores. Trocar a cor do carro, por exemplo, implica na atualização da sua documentação.
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